-
Arquitetos: ONO arquitectos; ONO arquitectos
- Área: 378 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Corralón Santa Rita, Fantini Electricidad, Free service refrigeracion, Hormigones Don Juan, Macon Ingenieria, Punto Seco, Reno Amoblamientos, Temac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um lote entre empenas, foi construída uma residência introvertida em relação ao espaço público, deixando aparentes diversas materialidades que definem toda a proposta.
A tipologia propriamente dita se situa no centro do terreno, favorecendo a abertura aos dois pátios que funcionam como pulmões verdes e que a estruturam: um pátio de entrada que separa a garagem e um escritório privado, vinculado por uma área semi-coberta de entrada que culmina na fachada. O outro é o pátio principal, para o qual se abre a área social da casa.
A ideia em termos de funcionalidade foi gerar um ambiente integrado que permitisse apreciar a distribuição do programa da casa, utilizando um pé-direito duplo que conecta a área social do térreo com a área privada no pavimento superior. A escada é o ponto central que arremata esta ideia.
A impressão que o projeto transmite em termos de materialidade foi uma das premissas que marcaram o processo, e que acompanham as diversas sequências espaciais que a casa propõe.
Utilizou-se o concreto e o tijolo aparentes como materiais nobres que dão aconchego à casa, tanto em suas fachadas, quanto nos acabamentos internos.
Por meio de diversas transições geradas, estas peles vão estabelecendo uma gama de tonalidades e jogos de luz e sombra ao longo do dia e da noite, o que enriquece a vivência em cada ponto da casa.